Rua Augusto Gil, nº1, 3º Esq, sala 8 | 1000-062 Lisboa
217 921 188
geral@rules.pt

Rules and Knowledge apoia a implementação do projecto Ambientolix – Tomar

O projeto Ambientolix, do Município de Tomar, enquadra-se na estratégia de mobilização da comunidade escolar para práticas sustentáveis, através de uma metodologia trifásica que começa na introdução de valores ambientais, refletidos e atitudes favoráveis ao tema, concretizadas/materializadas em ações e comportamentos.

As escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico ocupam um lugar de destaque neste projeto, que se pretende multidisciplinar, envolvente e abrangente com vista a uma cidadania mais consciente e responsável em matéria de sustentabilidade.

Os Professores das escolas em causa serão convidados a participar num fórum de sensibilização ambiental online, levado a cabo pelo Município de Tomar, em parceria com outras entidades de relevo, onde serão discutidos vários temas ambientais, havendo espaço para a troca e discussão de medidas práticas e tangíveis a desenvolver, entre as quais a utilização de um jogo e realização dos desafios propostos pelo mesmo.

A iniciativas foram desenhadas com especial foco na comunidade escolar (professores e alunos do 1º Ciclo do Ensino Básico) como público-alvo principal, dotado de efeito multiplicador e disseminador da mensagem, junto da população (pais, familiares, amigos ou vizinhos).

Num contexto espontâneo e naturalmente privilegiado para desenvolver comportamentos sustentáveis de forma pedagógica, formativa e promotora de uma aprendizagem efetiva, as escolas do 1º Ciclo do Ensino Básico assumem-se como o elemento-chave neste projeto.

Foram disponibilizados 1100 kits ecológicos e jogos didáticos de sensibilização aos comportamento ambientalmente inteligentes, à comunidade escolar do 1º Ciclo do Ensino Básico, na expetativa que a sensibilização se traduza em resultados práticos no contexto escolar e familiar.